Uma congregação de crentes que nos reunimos ao nome do Senhor Jesus Cristo e funcionamos como igreja local, seguindo o modelo descrito no Novo Testamento. Cada igreja local se constitui em uma unidade autônoma, responsáveis a Deus e tendo como único governo a pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo e a Sua palavra.
Como cristãos, compreendemos a importância de nos reunirmos regularmente para aprender e compartilhar ensinamentos das Sagradas Escrituras, para comunhão, para o partir do pão (a Ceia do Senhor), e orações (Atos 2 v.42)
O que é uma igreja local?
Uma igreja local é formada por um grupo de pessoas que foram salvas, batizadas por imersão e que se reúnem ao nome do Senhor Jesus Cristo (Mt 18:20), que se reúnem regularmente em uma localidade específica, de acordo com o padrão encontrado no Novo Testamento em Atos 2:41-42, e cujo modelo é mais amplamente desenvolvido nas Epístolas como 1ª Coríntios e 1ª Timóteo. Tal igreja local é uma comunhão espiritual (1 Cor. 10. 16-17) que se expressa visivelmente quando os crentes se reúnem para partir o pão, a oração, o testemunho, o ensino da palavra de Deus e a pregação do Evangelho. Eles foram reunidos pelo Espírito Santo e sua única autoridade é a Bíblia (2 Tim. 3. 16-17), e têm a promessa de Cristo de estar no meio deles (Mt 18:20). São uma morada do Espírito Santo, portanto são um templo para o Senhor (1 Cor. 3. 15-16). Tal igreja local é guiada por presbíteros (anciãos) e servida por diáconos (servo) nos ministérios temporais e espirituais (1 Tim. 3:1-16).O sacerdócio de todo o crente é exercido em adoração, louvor e oração, e os dons dados pela Trindade, ( 1Cor.12:1-11; Ef. 4. 8-13; 1Pedro 4:10-11) têm liberdade para funcionar sob o controle do Senhor (1 Cor. 14. 23-40). Há uma clara linha de demarcação entre os que são membros, e os que não são membros de uma igreja local e a pureza é mantida por um exercício cuidadoso, compassivo e piedoso de disciplina (1 Cor. 5. 1:13)
Adaptado de “Reunidos ao Seu Nome” (N. Crawford) 1986.