No que acreditamos?

A Bíblia

 Nós cremos que a Bíblia, tanto o Antigo como o Novo Testamento, são palavras inspiradas por Deus e é autoridade suprema para a nossa vida e nossa fé. Nas escrituras originais (Hebraico, Grego e Aramaico) temos literalmente as palavras infalíveis, inspiradas por Deus e reveladas aos autores de  cada livro. A Bíblia só pode ser corretamente compreendida e aproveitada com a ajuda do Espírito Santo que habita em cada crente. 

“E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

2 Timóteo 3:15

“Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,”

2 Timóteo 3:16

“Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.”

Isaías 40:8

“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.”

Mateus 24:35

A Triandade

 Nós cremos que há um só Deus, eternamente existente em três Pessoas divinas: Pai, Filho e Espírito Santo. Esses três são igualmente eternos e iguais em poder e glória.

“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

Deuteronômio 6:4

“Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.”

Isaías 44:06

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”

Mateus 28:19

O Pai

 Nós cremos que Deus pai é Deus de toda a criação e Pai  do Senhor Jesus Cristo. Cremos que todos os verdadeiros crentes são seus filhos.

Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que seremos desleais uns para com os outros, profanando o concerto de nossos pais?

Malaquias 2:10

todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

1 Coríntios 8:6

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo

Efésios 1:3

Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome

João 1:12

O Senhor Jesus Cristo

 Nós  cremos que o Senhor é o eterno Filho de Deus e que quando Ele veio ao mundo como homem, Ele nunca cessou de ser Deus. Nós cremos na Sua deidade, Seu nascimento uma virgem, e na Sua vida impecável. Na Sua morte redentora, Seu sepultamento e Sua ressurreição. Ele agora atua diante do trono de Deus em favor de todos os crentes, e aguardamos Seu retorno na Sua segunda vinda.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Filipenses 2:5-11

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

João 1:14

Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse

Colossenses 1:13 -19

Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas;

Hebreus 1:1-3

vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.

Hebreus 2:9

E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo, e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão. Pelo que convinha que, em tudo, fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.

Hebreus 2:14-17

De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. Porque aquele de quem essas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar, visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio. E muito mais manifesto é ainda se, à semelhança de Melquisedeque, se levantar outro sacerdote, que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque.

Hebreus 7:11-17

de tanto melhor concerto Jesus foi feito fiador.

Hebreus 7:22

O Espírito Santo

 Nós cremos que é uma Pessoa da Trindade e que no mundo Ele inibe o mal, convence pessoas do seu pecado, habita cada crente e os guarda até a volta de Cristo.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,

João 14:16

Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

João 16:7-11

Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Romanos 8:9

Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

1 Coríntios 12:13-14

Satanás

 Nós cremos que ele certamente existe, é um ser real e não apenas uma influência. Ele é um ser criado, sujeito a Deus, mas autor do pecado e inimigo ferrenho de Deus e dos homens. Ele, por fim, será banido para o Lago de Fogo junto com os seus anjos e todos aqueles que o seguem.

E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus.

Lucas 10:17-20

E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém!

Romanos 16:20

Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar

1 Pedro 5:8

E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

Apocalipse 20:10

Pecado

 Nós cremos que todos nós somos pecadores. Nós nascemos assim e a vida de cada de um apenas revela o que nós somos. A consequência é que vivemos distanciados de Deus e impedidos de ir para Céu quando essa vida termina. Há uma sentença de morte eterna sobre o pecador. No entanto, Deus em Seu amor e graça, deseja que cada um se arrependa do seu pecado e obtenha a Salvação que Ele preparou, e que está disponível a todo o pecador.

“Como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”

Romanos 5:12

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”

Romanos 3:23

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o Juízo,”

Hebreus 9:27

“Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”

Romanos 5:8

Salvação

 Nós cremos que a salvação é necessária para chegar ao Céu. É alcançada unicamente por fé na pessoa de Cristo e baseado no Seu sacrifício remidor sobre a cruz em favor dos pecadores. Ela não é alcançada por obras ou esforço pessoal, mas é recebida imediatamente após colocarmos a nossa fé em Cristo somente. Uma vez obtida, a salvação não pode ser perdida, ainda que se perca a sua alegria.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

João 3:16-17

isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

Romanos 3:22-26

que, mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo

1 Pedro 1:5

E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus.

1 João 5:11-13

Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.

Salmos 51:12

Evangelismo

 Nós cremos que o Evangelho é Boas Novas de Salvação, e é responsabilidade da igreja local divulgá-lo na sua localidade, assim como ao mundo inteiro. Tal evangelismo pode ser individual ou coletivo através da pregação do evangelho, testemunho pessoal, distribuição de literatura ou de outros meios disponíveis.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

Mateus 28:18-20

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Marcos 16:15-16

E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!

Marcos 16:20

E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo.

Atos 8:5

Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.

Atos 8:35

mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos.

1 Coríntios 1:23

Batismo

 Nós cremos que o batismo é por imersão após fé pessoal no Senhor Jesus Cristo. O batismo não é necessário para a Salvação, mas é uma demonstração pública de que o crente morreu com Cristo, foi sepultado com Ele, e ressuscitou novamente, ilustrando desta maneira, sua nova vida em Cristo.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

Mateus 28:18-20

Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então, rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.

Atos 10:47-48

Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

Romanos 6:3-4

E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.

Atos 8:36-39

E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.

Atos 16:30-33

A Ceia do Senhor

 Nós cremos que é um privilégio e direito de cada crente individual, batizado e vivendo uma vida no temor de Deus, participar da Ceia do Senhor. Esta oportunidade se faz reunindo-se com os demais crentes de uma localidade, a cada primeiro dia da semana para lembrar do Senhor Jesus, da sua vida, morte e ressurreição.

E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu- o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós.

Lucas 22:19-20

No primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prática até à meia-noite.

Atos 20:7

Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.

1 Coríntios 11:23-26